domingo, 10 de agosto de 2014

Decoração - Lata de Leite com Tecido Adesivo

Queridas, tudo bem?

Eu já perdi as contas de quantas latas de leite Ninho e Aptamil o Dudu já consumiu. Na verdade uma das coisas da qual eu me arrependo é de não ter guardado várias dessas latas pra tirar aquela clássica foto da criança com uma montanha de latas no fundo da foto. E também me arrependo de não ter guardado essas latas para reaproveitar em decoração.

Já tentei no passado decorar latas com Contact... Mas nunca achei um extremamente lindo e os meus Contacts com certeza faziam muito mais bolhas do que o das outras mamães que trabalham tão bem com esse material. Ou me falta coordenação, mesmo.

Enfim, após o post da Fanpage Criativicasa (mamães, sigam no Facebook!) sobre reciclagem e reaproveitamento de latas, eu resolvi arriscar de novo.

Comprei um tecido adesivo LIIIIIINDO da Facino e decidi me aventurar. Primeiro que, no lugar onde comprei (feira de cultura japonesa lá na Expo Imigrantes) eles montaram um stand encantador com diversas opções de estampas e formatos, com rolos, pedaços grandes, retalhos e tudo o mais. Segundo é que o preço era super bom, principalmente dos pedaços 70cm x 40cm e das fitas de 2m de tecidos.
Enfim, hoje existem no mercado diversas marcas maravilhosas de tecidos adesivos, mas comprei esse da Facino e deu super certo. No site dá pra pedir o catálogo impresso, eles enviam diretamente à sua residência.

Voltando à minha experiência com artesanato, decorei latas de leite Ninho de 400g e 800g com o tecido autocolante Boys e no geral a experiência foi bem fácil. Vejam só o resultado:


Gostaram? Achei um mimo! E por isso preparei um passo-a-passo pra vcs ;)

COMO DECORAR LATAS COM TECIDO ADESIVO

1 - Antes de tudo tirei o rótulo e limpei bem as latinhas pra tirar qualquer resíduo do leite em pó. O bom do tecido é que ele não marca muito as ondinhas da lata, e na verdade não precisei lixar e nem me estressar muito pensando em tirar a cola que gruda o rótulo à lata. Fiz a colagem dos tecidos com os gruminhos de cola, mesmo... E nem dá pra ver. Também não coloquei base e nem nenhum outro produto pra preparar a lata para a colagem. Vale lembrar que eu só vou usar pra guardar secos.

2 - Peguei o tecido, estendi e fiz as medidas da lata para preparar o recorte. Para a altura, tirei a altura total da lata de 800g menos as beiradinhas metálicas, que deixei à mostra mesmo. Total de 14,5cm. Para o comprimento, medi o diâmetro da lata de 800gr e multipliquei pelo Pi(Π) ou seja, 3,14159. Aí deu uma arredondara pra cima, pra não ter erro e pra não ter nenhum risco de faltar tecido. Preferi que sobrasse. O tamanho total do comprimento ficou em 40.5cm. A mesma lógica usei pra lata de 400gr.

3 - Aí comecei a minha colagem. Pra não ter perido de colar tudo torto, já que era minha primeira experiência, utilizei a linha longitudinal da lata como referência. Fiz a colagem super rápido, não formou bolhas e não precisei pressionar muito, apenas passar o dedo pra garantir a colagem uniforme.



4 - Pronto! A lata está decorada. Quis também tambar o nome Nestlé na parte de cima da lata, pra isso recortei um círculo e colei, também super rápido... Dá pra medir e fazer o círculo com compasso, mas eu peguei uma tampinha que tinha exatamente essa medida e fiz o contorno.

5 - Para quem quiser menos trabalho, dá pra trabalhar com retalhos (Patchwork) de diversas cores e colá-los com as bordinhas encostadas. Além de dar um efeito super legal, não exige muita prática e vc pode comprar os retalhos já separadinhos. A própria Facino vende, acredito que outras empresas também.


Simples, não? Dá pra fazer combinação de texturas, forrar a parte de dentro, forrar os metaizinhos da borda em outra cor e até usar um enfeitezinho ou babadinho. Todos esses tipos de mimos vc acha em lojas de armarinhos e pode comprar online no Bazar Horizonte. O serviço deles é ótimo, preço super bom, entrega certinha. Todas as minhas agulhas de tricô e várias linhas foram compradas nesse portal. Se vc quiser achar tecidos adesivos pra comprar online, sugiro o Triângulo Screen. Preço super bom.

O tecido adesivo ou tecido autocolante pode também ser usado pra reciclar e decorar caixas, móveis, pastas, paredes, garrafas, vasos, e o que mais a sua imaginação permitir.

Não esqueça de nos enviar se vc também fizer alguma reciclagem com tecido adesivo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário