segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O que não era pra ser - e acaba sendo - brinquedo para bebê!

O que eu acho lindo no Dudu (dentre tantas outras coisas) é como ele fica feliz com o simples, com o pouco. Papel preso no porta-recados de casa, embalagem vazia de biscoito que faz barulho, bater no prato,  bater em caixas vazias, o lustre colorido de casa, uma tapeçaria de tucano que tem aqui também.... Ele abre um sorrisão e parte a brincar!

No berçário onde ele frequenta, são poucos os brinquedos "industrializados". Tem carrinhos, aquelas pecinhas de encaixe, bonecos e só. Mas a variedade de brinquedos que eles chamam de "não estruturados" é imensa. São objetos simples ou brinquedos feitos pelas próprias pedagogas, que estimulam o desenvolvimento dos bebês, imaginação, socialização e deixam eles super distraídos e encantados. O Dudu estava brincando um dia com um dos móbiles que elas fabricaram, estava fazendo um barulhão, e depois de um tempo parou de mexer no brinquedo; quando elas foram ver, ele estava dormindo e ao mesmo tempo segurando o móbile com as duas mãozinhas. Tiraram uma foto para mim :)

Voltando aos brinquedos não-estruturados: blocos de madeira, chocalhos com miçangas, outros brinquedos que nem tenho como definir, móbiles coloridos com fitas e sininhos, tanta coisa bacana e que dá pra fazer em casa... Até porque brincar é direito de toda criança, e mesmo se os pais não tiverem como bancar um brinquedo da moda, tem como fazer muita coisa legal em casa.

Algumas dicas:

1 - Chocalho de garrafa PET
Aí é bacana vc colocar em prática a criatividade. Aqui em casa, peguei uma garrafinha pet daqueles refri mini, que vc compra no supermercado por 1 real. Depois de beber, limpei a garrafa, coloquei dentro umas bolinhas de gude da MINHA infância e fechei. Para a tampinha não sair e ele não correr o risco de engolir as bolinhas, fechei com silver tape. Vale lembrar que criança ama cor e barulhos diferentes, então vc pode colocar dentro dessas garrafinhas transparentes  umas miçangas, e colocar também água com alguma anilina de cor bacana.

Um exemplo é esse chocalho que o site da Cris Flores ensina a fazer
Esse chocalho super colorido foi feito com uma garrafa pet usual, de 2 litros.

2 - Bolas de lavar roupa delicada
Essa história foi curiosa. Fui buscar um dia o Dudu no berçário, e vi que lá tinha uma dessas bolas (é uma bola furadinha, com uma menor no interior, para lavar o sutiã sem deformá-lo). Eu perguntei à pedagoga o motivo dessa bola estar na salinha do Dudu, já que eu tinha uma bola dessas em casa e realmente não via muita ligação entre ela e meu bebê. A pedagoga então comentou que ela deu ao filho essa bola, um dia, para brincar e que ele adorou. Cheguei em casa, ofereci à minha ao Dudu e foi tiro e queda! Agora, é brinquedo dele. Também lacro com silver tape para que o fechinho não solte. Comprei a minha na Leroy Merlin, por volta de 10 reais. No eBay eles também vendem, por 3,60 dólares.  


3 - Caleidoscópio
Poxa, quem não teve um? Eu amava meu caleidoscópio. Tudo bem que eu não era bebê quando tive o meu, mas sim uns bons 4 ou 5 anos de idade. Com continhas, um tubo de papelão e pedaço de espelho (o que eu acho que é a única coisa não tão fácil de conseguir) vc faz o seu. Nesse site vc tem a receita. Sem contar que brinquedo feito pela mamãe sempre tem gosto de carinho, né? Personalizado especialmente para seu príncipe ou princesa. Sem contar que vc pode colocar as continhas com as cores preferidas da criança.


4 - Feltro
Está pra nascer um material tão versátil na fabricação de brinquedos para bebês e crianças quanto o feltro. O limite é a criatividade (e a destreza) da mamãe! Lá no berçário fiz para o Dudu uma bolinha de feltro, com 4 cores, recheada com espuma. Outras mães fizeram peixinhos. Vc pode também fazer diversos jogos, como jogo da memória, jogo da velha, cubos com o alfabeto, quebra-cabeças de bichinhos com diferentes cores por pecinha, fantoches, até livro com feltro. A idéia que mais me agrada, porém, é o que essa mãe fez que super estimula a criatividade dos pequenos: fez pedacinhos de feltro em diversas formas geométricas, e as diversas opções deixam as crianças livres para montar pessoas, casas, plantas, carrinhos, etc. Acredito que já dê para tentar oferecer esse brinquedo a um pequeno de 2 aninhos de idade.


5 - Lata com canudinhos coloridos
Achei em um blog que amei de paixão. Me diga se não é a coisinha mais fofa! Esse brinquedo feito em casa estimula a coordenação motora da criança, e é um dos vários brinquedos que a blogueira fez como recheio de uma caixinha para manter uma criança de 20 meses ocupada. Ela fez com uma lata vazia de aveia, mas acho que por aqui o que temos mais próximo disso seria uma lata vazia de batata Pringles, embora seja mais estreita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário